Reflexão Litúrgica: Segunda-feira, 29/04/2024, V Semana da Páscoa, Memória de Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja

28 de Abril de 2024

"Reflexão Litúrgica: Segunda-feira, 29/04/2024, V Semana da Páscoa, Memória de Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja"

O ESPÍRITO SANTO É A MEMÓRIA DE JESUS QUE CONTINUA SEMPRE VIVA E PRESENTE NA COMUNIDADE 

Na Liturgia desta segunda-feira, V Semana da Páscoa, vemos, na 1ª Leitura (At 14,5-18), que o anúncio do Evangelho tem como finalidade fazer que o homem se levante e caminhe (cura da paralisia). Mas os pagãos não entendem o prodígio como sinal e tomam os evangelizadores como se fossem divindades. O episódio é ocasião para o anúncio fundamental em meio a uma sociedade pagã: deixar a idolatria, a absolutização de coisas e pessoas, e reconhecer o Deus vivo e criador que, embora único absoluto, está próximo e beneficia a todos. 

No Evangelho (Jo 14,21-26), vemos que advogado é alguém que defende uma causa. Jesus envia o Espírito Santo como advogado da comunidade cristã. O Espírito é a memória de Jesus que continua sempre viva e presente na comunidade. Ele ajuda a comunidade a manter e a interpretar a ação de Jesus em qualquer tempo e lugar. O Espírito também leva a comunidade a discernir os acontecimentos para continuar o processo de libertação, distinguindo o que é vida e o que é morte, e realizando novos atos de Jesus na história. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças  Sarandi – PR